Egas.com
Jornal do Agrupamento de Escolas Egas Moniz - Guimarães
Pesquisa

Alunos de Santa Luzia ganham prémio da Caminho
Por Alda Ribeiro (Professora), em 2012/04/181161 leram | 0 comentários | 259 gostam
Os alunos da turma B, do quarto ano, da EB1/JI de Santa Luzia, obtiveram o segundo lugar na modalidade de crítica do concurso “Uma aventura”, promovido pela editora Caminho.
Os alunos da turma B, do quarto ano, da EB1/JI de Santa Luzia, obtiveram o segundo lugar na modalidade de crítica do concurso “Uma aventura”, promovido pela editora Caminho.
Depois de terem analisado a obra “Uma viagem ao tempo dos castelos”, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, elaboraram uma crítica à obra que enviaram a concurso e que agora obtém o segundo lugar num concurso em que participaram mais de 400 escolas, com mais de 10 000 trabalhos.
Entre outros, um dos prémios será a publicação do texto numa das obras da coleção Uma Aventura, da responsabilidade das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Eis o texto premiado:
“Uma viagem ao tempo dos castelos” é um livro que pertence a uma coleção ligada às histórias da História de Portugal.
Torna-se mais interessante pelo facto de ter personagens da nossa idade e do nosso tempo. Qual de nós não gostaria de viajar no tempo, conhecer ou interagir com personagens históricas como D. Afonso Henriques, D. Dinis, D. Sebastião, Vasco da Gama, Camões…
É fantástico o facto de as crianças participarem na história, conhecendo já alguns acontecimentos antes mesmo de eles acontecerem na narrativa.
O choque entre os usos e as tradições do século XII e do século XX faz com que a história se torna mais envolvente.
É enriquecedor o conhecimento que se adquire sobre o século XII e a era medieval: as classes sociais, as casas, o vestuário, a alimentação, a discriminação pela deficiência, a forma de caçar, a justiça, as festas…
Contudo, gostaríamos de deixar uma sugestão.
Uma vez que a história se passa no século XII, altura em que Vimaranes era uma terra importante para o Condado Portucalense, seria interessante que a aventura do João e da Ana também tivesse passado por lá. Poderiam ter visto, e até participado, na Batalha de S. Mamede e na fundação de Portugal.
Sendo uma viagem ao tempo dos castelos, um dos mais marcantes da época era o de Vimaranes, logo poderia ter sido cenário de algum dos capítulos. Até porque, a este espaço está associada a lenda de Egas Moniz que promete vassalagem de D. Afonso Henriques a Afonso VII, de Castela.
Em jeito de conclusão, gostámos muito de ler esta obra que nos “aguçou o apetite” para ler as restantes da coleção e saber mais sobre a história de Portugal.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe