Egas.com
Jornal do Agrupamento de Escolas Egas Moniz - Guimarães
Pesquisa

O dia em que o menino Jesus fugiu do presépio!
Por José Louro (Professor), em 2012/11/19660 leram | 0 comentários | 159 gostam
A história é muito antiga, mas nunca foi contada, até hoje, dia em que foi escrita na companhia de uma bica no café Vianeza.
No tempo em que os animais falavam, já imaginaram como esta história é antiga, o burro Zacarias e a vaca Zaida estavam a fazer figuração - que, diga-se, nesse tempo era muito mal paga! - no presépio da escola. Enquanto esperavam que a criançada viesse assistir à representação do Auto de Natal, ali mesmo defronte do magnífico presépio, iam assim conversando para matar o tempo:
- E se fossemos dar uma voltinha com o menino Jesus? Perguntava o burro Zacarias, esfregando os cascos.
É preciso dizer que o menino Jesus era um catraio, de quatro anos, tão enfezado que parecia ter dois e, também ele, estava cansado da espera, ali naquelas palhas ressequidas e ásperas.
- Até que não é mal pensado! Dizia Zaida, mas no que verdadeiramente pensava era num tufo de erva verde e fresca.
Se bem o pensaram, melhor o fizeram e, pé ante pé, escapuliram-se pelo elevador que ficava logo ali, à mão de semear, para o campo mais próximo. O menino Jesus , montado no gerico, ia radiante cantarolando "Entrai pastores, entrai ..."
Quando os alunos apareceram para representar a peça, nervosos, que era dia de estreia, nem deram pela falta dos figurantes ; ou devo dizer figurões?


Comentários

Escreva o seu Comentário