Egas.com
Jornal do Agrupamento de Escolas Egas Moniz - Guimarães
Pesquisa

Estudar Filosofia fora da sala de aula
Por Ilda Oliveira (Professora), em 2013/11/07772 leram | 0 comentários | 150 gostam
Estudar Filosofia fora da sala de aula - Os Projetos Educativos
A Filosofia pretende que o aluno descubra um novo sentido do mundo,... um sujeito crítico, reflexivo, capaz de emancipar-se e pensar por si próprio.
Os alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda foram instados a desenvolver atividades de Artes Plásticas, Multimédia e Produção Escrita, participando no concurso de âmbito Nacional “A Minha Escola Adota um Museu um Monumento”, durante três anos, obtendo uma “menção honrosa” e quatro primeiros prémios atribuídos pelo Ministério da Cultura, IMC, IGESAR e DGIDC.

Realizaram diversos espetáculos de apresentação multimédia, espetáculos de dança, teatro, canto e música, entre outros, no Museu Alberto Sampaio, no Paço dos Duques de Bragança, no Teatro Vila flor e na Escola Francisco de Holanda.

Participaram na Capital Europeia da Cultura, ingressando no projeto Krisis 2010, num projeto transdisciplinar que contou com a colaboração de profissionais como Ana Araújo e Sara Costa e a colaboração do Museu Alberto Sampaio, o Paço dos Duques de Bragança, a Academia de Bailado de Guimarães e a Associação Artística Vimaranense.

Este projeto liga a escola e a comunidade, permitindo que os alunos experimentem saberes distintos do currículo apesar de ancorados neles.

O objetivo é aprender a pensar o conhecimento através da Filosofia e construir, no aluno, uma nova pessoa.

Para isso, foram elaborados pela escola, protocolos de visita e de apoio com instituições culturais locais, como o Paço dos Duques e o Museu Alberto Sampaio. Estes protocolos permitiram que os conceitos abstratos da filosofia como os éticos, estéticos, epistemológicos, gnoseológicos e religiosos do programa curricular nacional, fossem compreendidos pelos alunos, no seu contexto, pela atribuição de significado .

Assim nasceu o projeto “Fazer do Museu uma Sala de Aula e da Escola uma Extensão do Museu”, sob a coordenação das Professoras Lígia Guimarães e Luísa Marques.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe