Egas.com
Jornal do Agrupamento de Escolas Egas Moniz - Guimarães
Pesquisa

Uma Aventura Literária 2019 de um ...
Por Ilda Oliveira (Professora), em 2019/05/13693 leram | 0 comentários | 134 gostam
O texto de um menino muito especial que não foi premiado pelo Concurso Uma Aventura Literária 2019, mas...
Um aluno muito especial quis participar no Concurso, queria fazer parceria com outro, contudo os alunos da sua turma só participaram na modalidade de Desenho e a sua vontade era mesmo criar um texto.

- Não te preocupes, Pedro, faremos o texto! - disse-lhe a professora.

Fomos para a sala dos Diretores de Turma, pesquisamos museus, quadros e o enredo surgiu, bem como o texto.

Não foi um dos vencedores, mas contou o seu empenho!

Parabéns Pedro!

Eis o texto:
Uma Aventura no museu de Coimbra

No dia catorze de junho de 2018, no último dia de aulas, o Tiago, o Manel, a Rita e a Marta conversavam no recreio da escola sobre a visita de estudo de História ao museu de Coimbra que fora cancelada, Ocorrera um roubo, tinha desaparecido o famoso quadro de Grão Vasco de 1530, chamado “Pentecostes”.
Os amigos, acompanhados do fiel cão Duo, resolveram investigar o caso e decidiram começar por ir espreitar o museu a procura de pistas.
Entraram no museu e perceberam, de imediato, que o funcionário de limpeza estava muito nervoso e até implicou com eles. Eles desconfiaram do seu comportamento. No fim do seu trabalho, os jovens estavam a sua espera para o seguir, este dirigiu-se para sua casa num local muito sinistro e escuro. Ao entrarem furtivamente, por uma janela aberta, descobriram que estava repleta de objetos antigos, talvez roubados. A intenção era ir a procura do famoso quadro, mas ao descer para o piso inferior, as escadas de madeira rangeram, um ruído forte que alertou o homem.
Rapidamente, o homem aproximou-se deles e começou a ameaçá-los com uma arma branca, uma faca afiada e perigosa, mas o cão para protegê-los mordeu-o, permitindo ao Manel e a Rita de fugirem para pedir ajuda, chamar a polícia.
De súbito, a polícia já estava no local para prender o homem que ficara assustado com o cão. Os jovens mostraram aos agentes onde se encontrava o famoso quadro do Museu de Coimbra, o quadro de Grão Vasco. As outras peças de arte antiga encontradas na casa eram objetos valiosos de museus nacionais e internacionais.
No dia seguinte, no canal televisivo, estava a ser divulgada a notícia sobre a captura do ladrão de objetos de arte com a resolução do enigma por parte de jovens de uma escola de Coimbra. O mistério do roubo do famoso quadro do Museu de Coimbra tinha sido desvendado por quatro jovens e um cão. Os jovens receberam uma recompensa, 500€ que iria servir para pagar os seus estudos no ensino secundário.
Os quatro amigos estavam felizes e o cão também.



Pedro Morais Silva Correia Lobo
Escola EB 2, 3 Egas Moniz - Guimarães


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe