Egas.com
Jornal do Agrupamento de Escolas Egas Moniz - Guimarães
Pesquisa

Projeto: Um, dois… som! Experiência Teatro... 8º B
Por Ilda Oliveira (Professora), em 2021/10/29858 leram | 0 comentários | 344 gostam
Este projeto de mediação decorrerá a par da criação da peça “Sound Check”. Ao longo de cinco sessões de trabalho, far-se-á uma viagem pelo universo sonoro de um grupo de jovens adolescentes.
O projeto Sound Check é uma criação sobre a cultura rock que pretende integrar na sua escrita e na sua sonoridade os contributos de jovens de hoje. Assim, as sessões “Um, dois... Som! Experiência…” terão como objetivo conhecer o que ouvem os adolescentes de hoje e, partilhando com eles a cultura Rock, procurar reconhecer um chão comum entre diferentes gerações.

Os jovens adolescentes que farão parte do projeto foram os alunos do 8º B da escola EB 2, 3 Egas Moniz – Guimarães.

Os elementos que fazem parte da equipa são Vera Santos, responsável pelo “Um, dois,… som! Experiência…” enquanto projeto de mediação associado à criação, Bruno Martins, encenador e diretor artístico da criação e o Rui Souza, músico que acompanhará o projeto de mediação, bem como Marisa Moreira e Francisco Neves, equipa de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, grupo orientado pelo Teatro da Didascália.
 
Neste processo, com a equipa artística do espetáculo, pretende criar-se um tema musical que será a participação especial no espetáculo pela banda de “New Tec Punk” , representativa dos jovens com quem formos trabalhando em cada local de apresentação do Sound Check.
A ideia é que no final destas sessões tenham criado um tema que apresentem numa das récitas do espetáculo enquanto “banda convidada”, como normalmente acontece nos grandes concertos.
 
Para a equipa, o importante é que estes jovens usufruam da descoberta desta linguagem e a partir da cultura Rock fazer algo que pode realmente ser transformador, criando uma música da autoria dos alunos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe