Egas.com
Jornal do Agrupamento de Escolas Egas Moniz - Guimarães
Pesquisa

O Ecolino nas férias da Páscoa
Por Ilda Oliveira (Professora), em 2022/04/29423 leram | 0 comentários | 87 gostam
O aluno Rodrigo Ribeiro do 8º B participou na disciplina de OLE na edição do Ecolino - jornal digital do Pegadas, através da realização de um desenho e de um texto.
Ecolino e as suas folhas
Ecolino era uma árvore muito pobre, pois apesar de não ter folhas nenhumas já que não as conseguia fazer crescer, também estava isolado do resto da floresta. Não havia nem árvores, nem arbustos, só um pouco de relva e musgo aqui e ali, também havia alguns animais, mas nenhum deles se interessava pelo Ecolino, já que ele não tinha folhas para se esconderem ou também alimentos, como bolotas para os esquilos.
Sim, o Ecolino não tinha amigos, sim, é uma árvore, mas mesmo assim precisa de “amigos”. Precisa de um esquilo que vá lá todos os dias buscar bolotas ou um arbusto que lhe faça companhia ou uma ervinha que lhe confidencie os segredos do vento. Na verdade, até fico triste ao saber que ele não tem amigos, se pudesse até eu seria amigo dele, enfim, ele também não tentava fazer amigos, já que sabia que a Natureza criticá-lo-ia pela sua aparência.
Um dia, ele acordou sem nada para fazer, como sempre, mas desta vez estava lá uma aranha e a árvore pensou imediatamente: “sim, finalmente, alguém que me usa para dormir. Na verdade, não parece estar muito confortável, mas fico feliz na mesma. ”
A aranha estava prestes a acordar, quando reparou que estava deitada num dos ramos do Ecolino, então a primeira coisa que fez quando acordou, foi levantar-se e fugir daquele lugar feio e depressivo e o Ecolino, que achou que teria um amigo novo, perdeu-o sem sequer falar com ele. Isto era para vos dar um exemplo do que ele passa. Mas mal ele sabia que algo incrível lhe aconteceria.
Nesse mesmo dia, um esquilo passou pelo Ecolino, ele estava cheio de bolotas nas mãos e deixou cair uma sem querer, nada de mais, certo? Pois, essas bolotas eram especiais, pois tudo o que tocavam tornava-se saudável, o que neste caso significa que o Ecolino também se tornaria saudável, ecológico, certo? Saudável e com boa aparência é o suficiente para cativar amizades e sentir-se bem consigo próprio.
De um dia para o outro, o Ecolino tornou-se mais saudável, mais verdejante, como magia instantânea, a embelezar todo o ambiente, toda a zona junto da árvore, do Ecolino.
De um momento para o outro, todos os seres e plantas atraídos pelo brilho e cor verde, aproximaram-se do Ecolino. O seu espaço atraente e com boa exposição solar passou a ser o local de encontro entre todos os seres da Natureza; o Ecolino passou a ter imensos amigos; os animais passaram a abrigar-se nos seus ramos, a procurar conforto e alegrias. Agora, pelo menos, era feliz e já não estava isolado no mundo da Natureza.

FIM


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe