Egas.com
Jornal do Agrupamento de Escolas Egas Moniz - Guimarães
Pesquisa

Anne Frank
Por Ilda Oliveira (Professora), em 2024/01/09312 leram | 0 comentários | 45 gostam
"Anne Frank: uma história para hoje”...
A exposição está inserida num projeto de âmbito nacional que conta com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Portugal e que resulta numa parceria entre Embaixada e a Anne Frank House.

Tendo já percorrido centenas de cidades em todo o mundo a exposição visa manter viva a memória de Anne Frank, informar sobre o regime Nazi e, simultaneamente, mostrar aos jovens e visitantes onde o racismo e os preconceitos nos podem levar.

Promove-se a cidadania ativa, tendo por base do Direitos Humanos através da história de uma menina e da sua família que, por serem Judeus, tiveram de fugir do seu país durante a 2ª Guerra Mundial.




A exposição é constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso “Diário de Anne Frank”. Utilizando 34 painéis educativos, conta-se a história de Anne através de uma linha temporal, situando-se, por um lado, a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e, por outro, a vida pessoal de Anne Frank.

Desta forma, os visitantes conseguem construir uma relação mais emocional entre eventos ocorridos a nível mundial e as suas consequências na vida de uma pessoa real criando, assim, uma aprendizagem mais significativa.

A mostra permite ainda a possibilidade de realização de visitas previamente agendadas e acompanhadas por Guias Anne Frank - alunos(as) que, no âmbito de uma atividade pedagógica, receberam formação para este efeito.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe